Powered By Blogger

domingo, 6 de outubro de 2013

Desenhos que faturaram muito

Hoje entramos na semana que precede ao Dia das Crianças e para comemorar, nós vamos falar sobre algumas franquias infantis que com sua narrativa transmídia mais elaborada arrecadaram muito dinheiro. Confira e mate a saudade!
Pokémon
O desenho nos apresenta a Ash Ketchum e seu Pikachu em uma aventura para se tornar um mestre Pokémon. Seus amigos Brock e Misty o acompanham em grande parte dessa jornada. Temos ainda a presença da Equipe Rocket: Jessie, James e Meowth, que têm como objetivo roubar Pokémon, em especial o Pikachu de Ash. Ash vai passando por várias regiões ao longo de sua jornada e assim explorando esse mundo cheio de aventuras e novas espécies de Pokémon.
Dividida em várias mídias, Pokémon foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Rede Blue, para o videogame portátil Game Boy, em fevereiro de 1996. A série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, o desenho citado (15ª temporadas) e 14 filmes já lançados.
Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 e a venda de seus jogos tornou a série a segunda mais vendida da Nintendo, perdendo apenas para os jogos da série Mario Bros.
Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park.
No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.
Pokémon também virou um espetáculo musical chamado Pokémon Live! encenado na Broadway, surgido no final de 2000 nos Estados Unidos e baseado no desenho.
Na minha infância nunca acompanhei muito o desenho porque achava o desenho muito repetitivo, com a Equipe Rocket e suas sempre frustradas tentativas de capturar Pikachu por métodos que sempre falhavam. Mas todos os meus amigos eram fãs e admiro a série.
Mas foi um grande exemplo de narrativa transmídia porque as crianças queriam consumir os outros produtos para obter informações de coisas que as outras crianças não sabiam sobre o mundo Pokémon para compartilhar com seus amigos.
Digimon
Sempre discutia com meus amigos na infância porque preferia Digimon ao invés de Pokémon e eles, por sua vez, consideram esse desenho uma cópia do seu.
Digimon é o nome dado à diversas formas de vida que vivem no DigiMundo, uma dimensão paralela originada a partir da rede de computadores da Terra. A história conta sobre o contato entre jovens humanos e o DigiMundo e seus Digimons. Quando um humano entra em contato com um digimon, ele se torna um digiescolhido/líder, mesmo sem saber disso. A evolução, para um digimon, consiste na modificação de sua forma e aparência para um estágio superior, onde seus poderes e mesmo seu tamanho aumentam consideravelmente. Todos os Digimons evoluem conforme seu treinamento e idade, porém no caso dos Digimon treinados por digiescolhidos, esta evolução pode ser forçada, acontecendo de maneira temporária, de modo que após a luta, o digimon geralmente retorne a seu estágio anterior. A evolução dos poderes dos Digimons é intimamente ligada aos sentimentos dos digiescolhidos, de modo que foram dados aos digiescolhidos aparelhos chamados digivices, com o objetivo de facilitar a evolução de seus Digimons.
Digimon gerou uma franquia de brinquedos digitais, animes, filmes, mangás, jogos eletrônicos e foi também um sucesso entre a criançada.
Confira agora a abertura do desenho que tinha a voz de Angélica, que ainda apareciam cantando e dançando com um chapéu que lembra o do seu Madruga do seriado Chaves!
Yu-Gi-Oh!
Nossa, eu era viciado no jogo de Playstation 1 desse desenho!
Yu-Gi-Oh! narra a história de Yugi, um estudante do colegial com estatura abaixo da média para quem foram dadas peças fragmentadas de um antigo artefato egípcio, o Enigma do Milênio, por seu avô. Ao remontar o quebra-cabeça, ele é possuído por uma outra personalidade que mais tarde é revelado ser o espírito de um faraó de 3.000, que perdeu sua memória. Conforme a história avança, os dois (juntamente com os amigos de Yugi), tentam encontrar o segredo das memórias perdidas do Faraó e seu nome com o jogo Duel Monsters, onde cada jogador usa cartas para um duelo entre si, em uma batalha simulada de duelo de monstros.
Começou com um mangá e depois virou o desenho, gerou o Trading Card Game e diversos videogames, seguindo o exemplo de Pokémon.
Dragon Ball
A história de Dragon Ball (esfera do dragão) conta a vida de Son Goku, um menino morador da Montanha Paozu com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Jornada ao Oeste, desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Goku foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan que o ensinou artes marciais. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. Goku conhece a garota Bulma que o convence a ajudá-la na busca pelas 7 Esferas do Dragão que quando reunidas, invocam o Deus Dragão Shen Long que pode realizar um desejo. Durante a sua vida, ele participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.
Os animes Dragon Ball e Dragon Ball Z foram inspirados no mangá criado por Akira Toriyama e Dragon Ball GT não tem sua história baseado no mangá.
A série fez muito sucesso e gerou jogos de videogames e filmes.
Confira agora a abertura de Dragon Ball GT!
Ben 10
Atualmente esse é o novo sucesso entre a garotada.
Benjamim (Ben) Tennyson descobre um dispositivo alienígena na floresta chamado Omnitrix, que lhe permite se transformar em 10 diferentes espécies alienígenas. Ao longo de suas férias de verão, viajando o país num furgão com seu avô Max e de sua prima Gwen, Ben, aos 10 anos de idade, luta contra o crime e alienígenas do mal com seus novos poderes, adquirindo a capacidade de se transformar em mais seis novos alienígenas ao longo do caminho.
Bom, por hoje é só, ficamos por aqui! Não percam nossas próximas postagens!
Por: Rodrigo Fonseca - Equipe Mundo Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário